JUVENAL PAULISTA - Juventus x Nacional - Clássico da Virada!

JUVENAL PAULISTA - Histórias do Clássico (3)

Em jogo emocionante, Juventus vence o Nacional de virada no finalzinho da partida.

Rodrigo Pucci - Futebol Interior / Blog Moleque


No dia 9 de maio de 2001, o Clássico JuveNal Paulista volta a campo no estádio da Rua Javari, partida válida pela rodada 26 do Campeonato Paulista da Série A2.
Era um campeonato diferente dos atuais, além da regra decidir que empate no tempo regulamentar levava para as disputas de penalidades, haviam apenas dezesseis participantes, aonde no final da competição de turno e returno, subiam apenas duas equipes e caiam duas também, mas não foi bem assim que terminou acontecendo.
Faltando apenas cinco rodadas Juventus x Nacional entravam em campo com objetivos bem diferentes, o Moleque Travesso da Mooca brigava para subir a divisão de elite, já o Ferroviário da Barra Funda disputava a competição para não ser rebaixado.

O Jogo

O palco desta partida era o tradicional Estádio Conde Rodolfo Crespi, conhecido também como Rua Javari, mais de 2.000 pessoas esperavam ansiosamente o inicio da partida.
Partida iniciada com o Juventus amplamente favorito fazendo grande pressão no adversário, mas como o clássico JuveNal sempre apresenta fortes emoções, foi o Nacional que abriu o placar com um belo gol do atacante Nei Bala.
Torcida do Moleque apreensiva com o resultado negativo, pois aqueles pontos eram fundamentais para continuar na briga pelo acesso, mas quem tem um artilheiro como Alex Alves sempre tem esperanças e foi o que aconteceu, ainda no primeiro tempo, o artilheiro que fez história na Mooca empatou para o Moleque, deixando o torcedor símbolo "Sérgio Mangiullo" falecido em 28/04/2013, Presidente da JU-JOVEM um pouco mais aliviado, terminando assim a primeira etapa (1x1).

Equipes voltaram para o segundo tempo com metas diferentes impostas pelos seus treinadores, no Juventus a ordem era vencer a qualquer custo e pelo lado do Nacional o objetivo era segurar o empate e levar a partida para as penalidades, tentando ganhar um ponto extra.
Jogo reiniciado com a cara dos seus treinadores, o Moleque pressionava o tempo todo enquanto o Nacional chutava pra todo o lado, fazendo a chamada retranca, tática muito usada nos anos 70 pelo técnico Milton Buzetto no próprio Juventus.

Quando a partida chegou nos últimos minutos, as torcidas do Juventus e do Nacional já estavam conformadas com o resultado e se preparavam para assistir mais uma cobrança emocionante de penalidades máximas, assim como ocorreu no primeiro turno, quando a partida acabou em 2 x 2 e o Juventus venceu nas cobranças de penaltis.

Mas aquele campeonato de 2001 tudo conspirava a favor do time do Elias Pássaro, massagista do Juventus desde os anos 60 e que trabalha para o time até hoje.
Aos 44' minutos do segundo tempo, o melhor jogador em campo, o atacante Leandro Silva acertou um chute cruzado rasteiro da entrada da área  e levou o time do eterno Presidente do Juventus, Dr. José Ferreira Pinto Filho (falecido em 1986.) e da fanática torcida juventina ao delírio, gol este que deu resultado final a partida com vitória do Juventus por 2 x 1.

O campeonato

Neste ano aconteceu de tudo, a equipe do ETTI Jundiaí foi a campeã e o Santo André foi a Vice Campeã, pelo regulamento as duas equipes seriam promovidas para a série da elite.
O Juventus ficou na boca para subir ficando na terceira posição com 60 pontos somente 2 a menos que o Santo André, já o Nacional conseguiu seu objetivo, se manter na Série A2 ficando na décima primeira posição com apenas 38 pontos, seis a mais que Comercial e nove a mais que São Carlense que em tese seriam as duas equipes rebaixadas.
Mas houve uma grande reviravolta neste ano e com a criação da Liga Rio São Paulo, cinco equipes foram promovidas da Série A2, entrando o Juventus nesta lista e nenhuma equipe foi rebaixada, terminando então com as equipes do clássico JuveNal com seus objetivos cumpridos, o Juventus subiu para a Série A1 e o Nacional ficou mantido na Série A2.


Este emocionante clássico de tantas histórias volta a acontecer no próximo dia 8/4 na Rua Javari válido pela Séria A3 2015, Vale a pena conferir!

Comentários