CONSELHEIROS DO JUVENTUS SOFREM DE "FOBIA SOCIAL"

Ficamos estudando o comportamento dos Conselheiros do Juventus, sempre tímidos, medrosos, na condição de espectador, ausente e nunca participativo.
Chegamos a conclusão que a doença dos juventinos é a famosa "FOBIA SOCIAL".

O que é Fobia Social?

É um transtorno de ansiedade relacionado com a dificuldade em manter relações interpessoais. Toda   timidez que seja tão intensa a ponto de causar sofrimento ou prejuízos em qualquer esfera, sejam pessoais, sociais, profissionais, financeiros é considerada Fobia Social.
A timidez exagerada é identificada quando a exposição à situação social, como por exemplo falar diante de pessoas, fazer perguntas, paquerar provoca uma intensa e imediata ansiedade. É comum que esta pessoa até sinta um ataque de pânico ligado à situação social. A interação social é evitada, embora às vezes seja suportada com pavor. O tímido evita toda e qualquer situação onde se sinta avaliado ou julgado pelos outros. Evita se expor e se esconde em si mesmo, chegando até a escrever como anônimo em blogs e em Redes Sociais.

Em quais situações a Fobia Social é mais evidente?

A   fobia social   acontece quando uma pessoa tem muita dificuldade em se colocar em publico, apresentar trabalhos no clube, reuniões sociais ou de trabalho. Fóbico social é a pessoa que odeia ser o centro das atenções, mas   se sente o centro das atenções o tempo todo. Ele sabe que é tímido, sabe que é ansioso e acha que todo mundo percebe essa ansiedade logo de cara. É tão tímido a ponto de deixar de fazer suas coisas, suas obrigações, sente que todo mundo repara nele o tempo todo, sente que em qualquer momento vai ficar morto de vergonha. O interessante é que para deixá-lo morto de   vergonha não precisa de muito. 

O fóbico social deseja o contato com outras pessoas?

Nem sempre. O   fóbico social   não necessariamente é bonzinho, ele pode ser muito cruel com os outros, pois pensa que estão sendo um cruéis com ele. É puramente um comportamento de compensação, no fim ele se torna um déspota pra si mesmo.
Viram o tamanho da encrenca? Porque isso? A psicologia evolucionista explica: É uma questão de sobrevivência. Para o homem primitivo sobreviver ele precisava saber que não seria atacado, e a melhor garantia de não ser atacado é saber que os outros gostam de você, então você não pode correr o risco de não gostarem de você, é questão de vida ou morte, fica muito importante não dar mancada, não errar, pra ser gostado. Isso explica a covardia de escreverem como anônimos, pois não querem correr riscos de não serem queridos.
Qual a solução para o tímido?
A minha proposta é a terapia, tanto a Terapia Cognitiva Comportamental como a psicanálise trabalham os pensamentos irracionais envolvidos na timidez. Muitas vezes você  pode nem se dar conta de que pensamentos são estes mas, estão te causando sofrimento.
Uma terapia bem feita modifica as atitudes das pessoas fóbicas, pode transformar comportamentos disfuncionais em comportamentos espontâneos, e eliminar as “travas” emocionais. As pessoas podem sair da psicoterapia com pensamentos melhores e novas e melhores atitudes.

Conseqüências em manter uma timidez não tratada



As conseqüências de quem tem fobia social, além do sofrimento da solidão, vão desde o raciocínio distorcido, que são aqueles pensamentos totalmente irracionais até o famoso “lubrificante social” - o álcool. O perigo é a pessoa se entregar ao álcool pra ficar mais solta, e isso acontece muito,  muitas vezes até os amigos incentivam pois já ouvi pessoas dizendo assim umas para outras “Nossa você fica muito mais legal quando bebe”, e sem querer estão induzindo uma dependência química .


ASSUMA UMA POSIÇÃO
Se você acha que não se enquadra nessa doença, prove para você mesmo, fazendo um comentário aqui nesse Blog, com o seu nome verdadeiro e mais, ao chegar na reunião de Conselheiros dia 8, segunda feira próxima, peça a palavra, fale tudo que você tem vontade, sem medo de retaliação, sem vergonha, sem a preocupação de agradar a todos, enfim FAÇA O SEU CARGO DE CONSELHEIRO VALER A PENA!

Se a atitude das pessoas não mudarem, O JUVENTUS VAI FECHAR!




















Comentários