Tinha LUZ na Javari!


O estádio Conde Rodolfo Crespi, do Juventus também conhecido como estádio da Rua Javarí, ao contrário do que muita gente imagina, já teve seus dias de iluminação. Ou melhor, noites.

Em 6 de julho de 1957 foram inaugurados os refletores numa partida entre Juventus e Palmeiras, válida pelo Torneio Roberto Ugolini. Foi o primeiro jogo noturno realizado no local. Nesse dia, a equipe do Parque Antarctica fez 3 a 1, com gols de Geo, Romeiro e Américo. Neves foi o autor do gol solitário da equipe avinhada, conforme publicou "A Gazeta Esportiva" em 21 de março daquele ano. 

Mas por que os refletores desapareceram? As afirmações são várias. E os boatos também. Há quem diga que tudo foi trocado pelo alambrado. Mentira. Na época, em 1959, as grades já existiam (antes, realmente haviam cercas). Suposições ouvidas nas acanhadas arquibancadas da Rua Javari apontam também que o Juventus, sem dinheiro à época, trocou o equipamento por dois jogadores da Portuguesa Santista. Também não é verdade.

O fato é que as luzes iluminavam mal. Na foto abaixo, isso se comprova. Os holofotes foram instalados principalmente nas vigas, voltados para baixo, e como estavam no nível dos olhos dos jogadores, atrapalhavam a visibilidade deles. 




O ex-goleiro Nenê, que deu lugar a Mão-de-Onça (Durval Moraes, aquele que levou os 4 gols de Pelé, incluindo o mais bonito da carreira do rei) devido a uma contusão, se lembra da época: "Parecia uma boate, de tão escuro". Está explicado.

Não há registros de jogos oficiais realizados à noite, na Rua Javari, depois de 1960. Portanto, a iluminação do estádio do Moleque Travesso teve vida curta, embora os equipamentos permanecessem instalados por mais alguns anos. E longa é a imaginação dos torcedores, que apontam motivos mil para o fim dos holofotes.

Atualmente, a Javari ainda não dispõe de iluminação.  E, pelo que se ouve nas suas diminutas arquibancadas, dificilmente isso será possível em breve. Apesar de os presidentes, Armando Raucci e os posteriores, dizer que há estudos sobre a instalação. Nada muito concreto. Talvez a luz no fim do túnel seja um investimento externo. Alguém se habilita?

(TerceiroTempo)

Comentários

Anônimo disse…
O presidente Armando Raucci é ´PAPA da Eletropaulo e comanda toda a iluminação pública e manutenção de toda a zona leste. só uma pergunta ???? A RUA JAVARI FICA NA ZONA LESTE ??????? Afinal de contas, ele ganhou a eleição p/ a atual UHHHGGG diretoria, era hora de ele fazer alguma coisa
Anônimo disse…
Se hj os jogos ja dão prejuízo de dia, com a maioria dos torcedores comprando meias entradas, inclusive os que não tem direito e muitos sem pagar com carteiras de " couro " grená, imagine o custo de um jogo noturno. Gastando com energia elétrica, que não é pouca, além de gerador, obrigatório nesse caso. Sonhar é bom, mas é necessário ter os pés no chão.
Anônimo disse…
O papagaio de pirata ou pequeno Mussolini, está mais preocupado em ser bajulado pela turma da fralda geriatrica, do que fazer algo pelo clube, até quando esses velhos cagãos irão ficar babando as bolas murchas do pequeno ditador da mooca.
Anônimo disse…
Isso não esta nos planos da executiva, depois de estrondoso sucesso entre da arena Juventus, e o hotel de ilusões, o novo projeto será o centro de convenções grena, transformando o salão nobre e construção de garagens sob o campo de futebol associado, com a promessas de no futuro prazo de 36 a 48 meses ter dois campos associados, suspensos sobre o estacionamento, procurando outra empresa para fazer as Markets, pois a anterior parece ter declinado..., kkkkk veremos velhas receitas promovendo novos fracassos.
Anônimo disse…
Se esse cidadão aparecer com mais um projeto mirabolante desse, é casa de internação
Shazam Dagoberto disse…
Os jogos dão prejuizo exatamente porque são jogados de quarta feira as 15h. Se os jogos fossem a noite (20h) teriamos as quartas feiras os 1.200 torcedores que comparecem aos sabados + os alunos da USJT que iriam cabular aula e ir gastar na Javari + Pessoas comuns que querem ir a Javari mas não podem aos finais de semana e a media as quartas feiras passaria dos 300 torcedores que temos no horario das 15 para no minimo 2.000 torcedores criando um acrescimo de 1.700 pessoas por jogo que pagariam um ingresso médio de 15 reais o que daria uma receita de R$ 25.500,00 a mais por jogo. Isso sem contar que essas 1.700 pessoas tbm vão gastar na lanchonete do estádio e quem sabe com o ridiculo socio torcedor, lojinha do Feio, amendoins, aguas, sorvetes e etc.
O aumento de fluxo noturno tbm ia ajudar a Esfiha Juvetus e a Pizzaria São Pedro que poderiam ser chamadas para fazer parcerias com o futebol.
A iluminação da Javari traria um ganho incalculavel de imagem, fluxo de torcedores e aumento de receita ao Juventus. Pelo menos o triplo do que o clube ganhou colocando os refletoreres doados pelo Palmeiras em 2011 no campo Social (o que beneficiou apenas ao dono do bar do futebol).
Alem disso tudo com a iluminação a Javari poderia ser alugada para eventos de empresas, locação e etc.
Anônimo disse…
Nobre shazam, ja que vai trazer todos esses benefícios aos que exploram o evento,comercio , exploradores dos espaços da javari, porque eles não pagam os refletores???, se fosse com esse retorno garantido , duvido eles não se interessarem, mas como por dinheiro na frente na base do se fosse assim, falta dados concretos , pesquisas realizadas por empresas profissionais, não achismos.
Anônimo disse…
Shazam . Fizeram varios testes e esses refletores nao serviram para o campo social . Ninguem sabe onde estao os refletores agora.
Shazam Dagoberto disse…
anônimo tenha certeeeeeeeza absoluta que se tivesse alguem que entendesse o minimo de marketing no Juventus essas empresas que irão se beneficiar teriam sim sido procuradas para ajudar. O problema é que o Juventus fica esperando os patrocinadores caírem do ceu e infelizmente nem chuva tem caído do ceu ultimamente.
O que não dá é pra ter esse pensamento pequeno de "porque eles não pagam" ué alguem foi la pedir e convencer eles a pagar? A fase de milagres acabou em Jerusalem 2014 anos atrás.
Anônimo disse…
Caro Shazam, a Pizzaria Sao pedro, não precisa nem precisou nunca do juventus, a não ser como ponto de referencia, e desculpe mas escuto tanto dessa diretoria, que nosso clube tem um nome, tradição etc etc, que posso ate acreditar que e' verdade, mas então se as coisas não andam, deve ser porque os portadores da ideias são fracos em seus argumentos, não sensibiliza não tem lastro nem credibilidade em suas propostas, diretoria caseira, que podem ate ser bem intencionados dentro de suas óticas, mas que não ha duvida seus horizontes e conhecimentos não ultrapassam os portões do clube infelizmente, mais acostumados a usufruir do que prover desenvolvimento.