Juventus completa 89 anos, mas não sabe quando....

Outra polêmica no Juventus, data de fundação é posta em dúvida...


Segundo os autores do Livro GLÓRIAS DE UM MOLEQUE, (Livro ainda não lançado que contará a história do Juventus), depois de pesquisas intensas, descobriu-se que, o C.A. Juventus foi fundado em 04.05.1924 e não na data sempre anunciada 20.04.1924 e comemorada nestes ultimos 89 anos.
Essa informação de uma nova data de fundação, causou revolta em alguns Conselheiros do Clube e ontem mesmo o caso já foi levado para a apreciação do Múcio Borba, recém eleito Presidente do Conselho Deliberativo.

Fontes confirmam data de fundação em 20.04.1924

Wikipedia:

Clube Atlético Juventus é um clube esportivo, recreativo e social da cidade de São Paulo. Fundado em 20 de abril de 1924, suas cores são grená e branca. Criado pela colônia italiana da Mooca, bairro da região sudeste da capital paulista, tem no nome uma homenagem à Juventus de Turim. Já sua camisa era a princípio roxo, numa homenagem à Fiorentina italiana, mas com o tempo, suas cores foram escurecendo para o grená. A lenda de que o time tinha as cores e o uniforme do Torino, arquirival da "vecchia signora" Juve, para agradar dois irmãos vindos de Turim que fundaram o time, não é verdadeira.

Federação Paulista de Futebol

Endereço Rua Comendador Roberto Ugolini, 20 - CEP 03125-010 - São Paulo - Telefone: Tel: 11 2271-2000 / Fax: 11 2063-2984 Web Site Oficial www.juventus.com.br
Fundação 20/04/1924 -


Site oficial do C.A. Juventus:

20.04.1924 – Fundação. O Cotonifício Rodolfo Crespi F.C. foi fundado no ano de 1924 em uma modesta salinha, fruto da fusão do Extra São Paulo F.C. e do Cavalheiro Crespi F.C. tradicionais clubes da várzea do bairro da MoocaNa ocasião decidiu-se por manter as cores do Extra São Paulo – vermelho, preto e branco – como sendo as oficiais da nova agremiação, aproveitando deste clube a maioria dos jogadores que já gozavam de certo prestígio nos “campinhos do bairro”.Em contrapartidatida, o Cavalheiro Crespi F.C. cedeu a sua sede social – localizada na Rua dos Trilhos, nº 42 (antigo), preservando como data simbólica de fundação do clube o dia 20/04/1924.

Livro: Glórias de  Um  MOLEQUE TRAVESSO  

O livro Glórias de um Moleque Travesso, deverá ser lançado nos próximos dias com uma polêmica, justamente com o dado mais importante da história do nosso Juventus, a Data de Fundação que segundo eles passa a ser em 04.05.1924.
Matéria por Fábio Pucci
Colaborou Gustavo Pucci 

Comentários

Tadeu disse…
Todos sabem que é dia 20\04\1924.
Anônimo disse…
Só quero saber uma coisa. Se te provarem com documentos você apagará essa publicação ou será homem para admitir o equivoco... A situação já lhe foi explicada no outro post e você covardemente, como é de sua natureza ser, fez esta publicação...

Ps: No wikipedia que você usou como fonte afirma a primeira camisa do Juventus ser roxa em alusão a Fiorentina... Até hoje não existe um documento sequer que prove o mesmo.
Douglas Rodrigues disse…
Inveja por não participar do livro da nisso né ... Esse mimimi todo ...
Unknown disse…
O BlogMoleque comunica que apenas divulga os fatos sem a preocupação de estar incomodando este ou aquele.
Não foi o Blog Moleque que denunciou a data de fundação, foram conselheiros do Clube que vieram até o Blog e pediram a divulgação deste fato. Aliás as noticias sempre chegam para o Blog, NÃO FREQUENTAMOS O CLUBE, FAZ 90 DIAS QUE NÃO APARECEMOS POR LÁ E COM CERTEZA NÃO PRETENDEMOS FREQUENTAR A SEDE SOCIAL ATÉ 31.12.2013, quando termina esta atual gestão.
Tanto a situação como a oposição ficam incomodados com as noticias que damos, parece que não estão muito acostumados com um veiculo de comunicação que bota a boca no trombone como o BlogMoleque e já quero avisar, que não adianta fazerem ameaças, pois isso só nos motiva ainda mais a divulgar.
É melhor andarem nos trilhos pq se não vão ficar famosos aqui no BlogMoleque.
Aviso que estamos neste mês com uma audiencia inesperada, com mais de 1000 visualizações dia, portanto bobeou VIROU NOTICIA !
João A. Lopes disse…
Já que vocês sabem a verdadeira história do Juventus, por que você e esse conselheiro famoso (que fica circulando pela sala da presidência para escutar as conversas e repassar para você) não escrevem um outro livro com a verdadeira história ?
Ricardo disse…
Tantas críticas à gestão atual e você está sempre na Javari, buscando contato com presidente ou os diretores. Ou mesmo inspecionando a chegada de materiais ao Estádio (não Arena, meu caro). Como explicar isso. Por favor, seja homem de divulgar pela primeira vez um comentário meu, assim como estou sendo de dar minha cara aqui.
Unknown disse…
Ricardo, voce é meio confuso quando escreve, mas vou tentar te esclarecer algumas coisas.
Primeiro que frequento a Javari semanalmente desde 1970 quando meu Pai assumiu a Diretoria de Futebol Profissional, voce nem era nascido.
Só conheci o Toninho ex presidente no ano que ele venceu as eleições, pois nunca tinha visto ele na javari, assim como o rodolfo que eu tambem nunca tinha visto até novembro de 2011. Portanto não vou a Javari para falar com Presidente nenhum, vou pq sou Juventino e sempre estive por lá e mais ja fui 12 anos conselheiro no passado.
Não quero cargo por lá, não tenho tempo pra isso, nunca morei na Mooca e o Juventus é fora de mão pra mim.Quero divulgar e se preciso denunciar tudo que estiver errado por lá e sabemos que muitas coisas estranhas por la acontecem né? Então ve se cresce e para de ser infantil. Honre o seu sobrenome. abs
Tadeu disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tadeu disse…
A Maioria dos Juventinos sabem que o Juventus foi fundado no dia
20\04\1924 e agora vieram com essa história de que o Juventus foi fundado em outra data então prova com documentos essa nova data de fundação.
Tadeu
Fernando Galuppo disse…
Fabio,

Não há concordância ou discordância referente a data de fundação do Clube Atlético Juventus.

Há um contexto, o qual de maneira clara e racional abordamos no livro sem um viés "dramático" como você sugere em seu post.

Ao pesquisar a história do Juventus profundamente e não com "PASTE" AND "COLE" do "GOOGLE", os autores se depararam com duas datas de fundação da instituição. Uma de domínio e conhecimento público: 20/4/1924, sem muitas explicações. E outra constante dos registros antigos, documentos e entrevistas: 4/5/1924.

Citamos isso, sem ferir algo consagrado (a data de fundação), mas para trazer a luz do conhecimento vulgar esses e outros fatos que ficaram a margem ao longo do tempo.

Nada mais que isso. Procure se informar melhor, antes de fazer alarde ou tecer comentário sobre algo que desconhece ou conhece parcialmente.

Saudações
Fernando Galuppo
Tchello disse…
Parece até brincadeira !
Que toda essa discussão é por causa de um mês a mais ou um mês a menos da fundação do Juve.Não que estou menosprezando esse fato histórico,mas com tantos problemas financeiros mais sérios no clube,que acaba sendo uma questão pequena demais pra tanta polêmica.
Acho bom deixar isso pra lá,antes que começaremos a falar em datas mais tristes,como o fechamento do clube,como ocorreu recentemente com
o Clube Tietê !!!
E é isso aí Fábio,bola pra frente...
Abçs. Tchello sempre com o Moleque,em qualquer ocasião!
José Lopes disse…
Fabio :
Você esqueceu de dizer que o Raucci também nunca frequentou a Javari antes de ser Presidente.
Outra coisa : com tantas críticas e denuncias que você faz contra a atual Diretoria, não consigo entender porque teu irmão continua fazendo parte da mesma, também se comprometendo.
Vinicius disse…
HAHAHAHA SUA PROVA É A WIKIPEDIA? SÉRIO?
Pera aí, eu vou lá alterar e já volto aqui.
Unknown disse…
Fernando Galuppo Boa Noite
Entendo seus comentários, mas não posso concordar com essa colocação de duas datas de fundação. Gostaria que voce se posicionasse mais precisamente, assumindo qual a verdadeira data de fundação. Não podemos ficar nessa situação, este ano devemos fazer duas festas?
Voce é inteligente e percebeu que politicamente não caiu bem essa descoberta da data de fundação.
E ai como vai ficar essa situação?
Unknown disse…
Dizer que o JUVENTUS comemorou 88 aniversários em data errada é no minimo querer ridicularizar o Clube.
É hilário...O Juventus vai virar piada. Parem com essa história !
Fernando Galuppo disse…
Fabio,

Para responder a sua pergunta, sugiro comprar o livro quando esse for lançado, ler com toda a atenção e tirar as suas próprias conclusões. Dai debatemos, ok!

O que é inaceitável, no meu ponto de vista, é você - ou alguem que teve acesso a obra - extrair um fragmento de um contexto maior, apenas para criar polemica, direcionando e sugestionando alguma coisa que ainda nao entendi e aonde quer chegar com tudo isso.

O clube e seus diretores sao soberanos para decidirem o que quiserem e assim será acatado por mim.

Pouco me importa a politica do Juventus. Nao sou socio. Nao frequento o clube. Nao sou juventino. Nao tenho pretensoes alguma no clube.

Sou um profissional contratado para fazer um livro que remonta a historia do clube.

O que nao posso me furtar e ocultar na obra sao os fatos pesquisados e exaustivamente apurados para construir a historia de forma digna e honesta, com metodologia, profissionalismo e isencao.

Creio que o juventino merece esse tipo de tratamento e respeito para com a sua historia, nao acha?

Se fosse para fazer uma obra superficial e baseada no senso comum, o que qualquer um pode fazer sem sair de casa, eu jamais toparia o desafio de cosntruir essa historia ou assinaria meu nome nela.

Saudaçoes
Fernando Galuppo
ALBERTO ROBERTO disse…
A GENTE ESCREVE AQUI E O BLOG NÃO PUBLICA, ASSIM FICA DIFICIL
Anônimo disse…
Wikipedia como fonte?
chegou ao cumulo da retardadice mental, parabens.