Aniversário de 457 anos do bairro da Mooca.17/08/2013

 

10  motivos que fazem os moradores da Mooca amar a região.


1. A HISTÓRIA VEIO DE LONGE
O Memorial do Imigrante é uma das grandes atrações da Mooca. Montado na antiga Hospedaria do Imigrante– que começou a funcionar em 1887 –, abriga objetos, móveis, documentos e fotografias de portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, austríacos e outros estrangeiros que passaram por lá. Lá, é possível navegar em computadores em busca de registros de seus antepassados.

2. O BONDE PASSOU
Andar de bonde e maria-fumaça só nesse bairro mesmo. Ambos ficam no Memorial do Imigrante. A maria-fumaça sai da estação, passa pela Rua da Mooca e, na volta, vai à entrada da Estação do Brás. O trajeto de 3 km é feito em 20 minutos. Já o passeio no bonde, que veio da fábrica inglesa Hurst Nelson em 1912, permite que se conheça mais do bairro, já que ele vai até a estação Bresser do metrô. 

3. Nossa avenida
A mais importante avenida da Mooca homenageia no nome o precursor do Jóquei Clube, o fazendeiro Rafael Aguiar Paes de Barros. Nos seus 4 km de extensão, é possível encontrar o que há de melhor no comércio da região.  Além disso, dá pra ver alguns símbolos do bairro, como o Teatro Arthur Azevedo e o monumento ao Padre Anchieta, na confluência entre a avenida e a Rua da Mooca, local onde o bairro surgiu. A Paes de Barros, aliás, foi a primeira avenida de São Paulo a ter um corredor de ônibus. A iniciativa organizou o trânsito e foi copiada em outras partes da cidade.

4. FAMA DA MOOCA

“O Arnesto nos convidô prum samba Ele mora no Brás Nós fumo e num encontremo ninguém” O tal do Ernesto da canção “Samba do Ernesto”, de Adoniran Barbosa, podia até morar no bairro vizinho, o Brás, mas o grupo que canta a música há 65 anos surgiu na Mooca, os Demônios da Garoa.  

5. SEGURO É POUCO
Não é qualquer bairro que pode se orgulhar de exibir índice zero de homicídio. O Alto da Mooca tem esse desempenho desde 2006. A receita do sucesso é a integração dos mais de 60 mil moradores com a segurança pública. Segundo a polícia, os habitantes exercem muito bem a cidadania, fazem denúncias e se reúnem com o Conselho de Segurança local. 

6. PEDAÇO DA ITÁLIA
Todo mundo sabe quão grande foi a colonização italiana na Mooca. O maior exemplo dessa influência é a Festa di San Gennaro, que acontece desde 1974, do primeiro fim de semana de setembro à primeira quinzena de outubro, nos arredores da Paróquia de San   Todos os anos, mais de 200 mil pessoas passam por lá, atraídas pelas mais de 20 barracas de comida (italiana, claro) espalhadas pelas ruas San Gennaro e Lins. A festa tem tamanha importância porque San Gennaro é o padroeiro do bairro.

7. NO CAMPO
O Juventus, clube paulistano também conhecido como “moleque travesso”, porque no passado, sempre surpreendia os grandes, surgiu no interior de uma fábrica, em 1924, entre os operários do Cotonifício Conde Crespi, sob o nome Crespi FC. Em 1928, campeonatos oficiais, vencendo, um ano mais tarde, a segunda divisão do Campeonato Paulista. Nessa época, a Federação de Futebol impediu a participação de clubes com nomes vinculados a empresas – daí surgiu, em 1930, o Clube Atlético Juventus, com nome inspirado no Juventus da Itália.

8. MANGIARE, MANGIARE
A colonização italiana na Mooca deixou como herança ótimos restaurantes. Para se ter uma idéia, há mais de cem pizzarias na região. Uma delas, no entanto, chama mais atenção: é a Pizzaria São Pedro.  Há quase meio século, ela atrai frequentadores para seus dois enormes salões. Culpa dos 70 recheios de pizza. A massa fina e crocante recebe ingredientes cuidadosamente combinados, já que alguns sabores chegam a ter dez itens diferentes. Outro destaque é a Di Cunto  

9. CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA
Poucos prédios de São Paulo têm tanta história como o Cotonifício Conde Crespi, na esquina da Rua dos Trilhos com a Taquari. Fundado pelo conde Rodolfo Crespi, industrial do setor têxtil, no fim do século 19, o cotonifício (que quer dizer fábrica de fiação de algodão) chegou a abrigar 6 mil funcionários.BUSTO PELÉ JUVENTUS - Homenagem ao gol mais bonito da carreira de Pelé, feito exatamenteno Estádio do Juventus - Armando Raucci ex- presidente do Juventus fez a homenagem durante inauguração do Busto - Clube do Juventus - Rua Javari - Mooca -São Paulo - Brasil

10. CANOLLI SÓ NA MOOCA
É tradição acompanhar os jogos do Juventus na rua Javari apreciando um cannoli, doce vendido na porta do acanhado estádio no bairro Mooca, em São Paulo (fonte blog cyrella)