O Blog Moleque falou com Milton Buzetto,

ex jogador e treinador que marcou época na

equipe  do C.A.JUVENTUS.





Nome   Milton Buzetto
Nascido em 14/11/1937
Idade  75 - Piracicaba - SP 
Milton Buzetto, o Rei da Retranca, (estilo de jogo defensivo), jogou de 1960 a 1968 no Juventus, retornando em 1970 quando encerrou a carreira de jogando e iniciando como técnico no próprio Juventus em 1971.
Hoje, aposentado, mora em Piracicaba em um sítio chamado RETRANCA.  


 




Entrevista Exclusiva com Milton Buzetto

       1-      Com que idade começou a ser técnico de futebol?

MB - 34 anos, Em 1971 no C.A. JUVENTUS

  2-      Por quais clubes passou ?

MB - Como  Jogador passei pelo Palmeiras, Bragantino e Juventus
Treinador: Juventus , Corinthians, Guarani, Inter de Limeira, Atlético Paranaense, Goiás, Comercial Rib. Preto, Mixto (Cuiabá), Comercial (Campo Gde), Uberaba, Francana, Paulista (Jundiaí), XV de Piracicaba, União Barbarense,  Taquaritinga, União (Rondonópolis MT), Vocem (Assis SP ), Marcílio Dias, Secretaria de Esportes SP. Devo ter esquecido alguns, com certeza.

     3-      Conquistou títulos?  Em quais clubes ?

MB - Pelo Juventus fui Campeão do Paulistinha em 71 e alguns torneios internacionais que o Clube fazia, como no Japão e Arábia Saudita, mas conquistei outros títulos no Goiás, Mixto, Comercial (Campo Gde), Atlético Paranaense e Naviraí (MS), que eu me lembre.

4-      Qual clube deixou mais saudades?  Por que?

MB - Claro, foi no Juventus , pelos 10 anos jogando como capitão, que na época representava muito, e pela oportunidade de iniciar minha carreira como treinador, além dos eternos amigos da Rua Javari.
Também fui feliz no Corinthians, pela montagem do time que seria campeão de 1977, nos 9 meses que fiquei lá, bati recorde de permanência para um treinador, naquela época conturbada que o clube vinha enfrentando. No dia em que saí, o time estava em primeiro lugar na sua chave de classificação do Campeonato Brasileiro .

5-      Uma partida inesquecível?

MB - São duas, e no mesmo lugar, No Pacaembú.
Minha estreia como jogador profissional do Palmeiras em um jogo contra o Santos de Pelé. Ganhamos por 1 x 0 e ganhei  6 relógios ao final da partida como o melhor jogador em campo.

E o inesquecível Juventus 1 x 0 Corinthians em 13/03/1971 pelo Paulistão onde foi destaque a zebra da loteria onde apenas 1 ganhador existiu. Foi meu primeiro jogo como treinador da equipe profissional do Juventus.
 

6-      O melhor time titular do Juventus que você pôs em campo ?

MB - Como fui treinador do Juventus por quase 8 anos, tivemos várias formações que destaco estes jogadores como destaques neste anos todos ;

Defesa : Miguel, Sérgio Gomes, Bernadino, Chiquinho, Carlos, Guassi , Osmar e Bizi.

Meio campo :  Maurinho, Morais, Adnan, Tanese, Brida e Brecha.

Ataque : Ziza, Antoninho “Minhoca”, Luis António, Sérgio Pinheiro, Elói, Tata e Ataliba.
 

7     José Ferreira Pinto foi o melhor Presidente de Clube por onde você passou?

MB - Vou citar dois Presidentes muito inteligentes, José Ferreira Pinto e Romeu Ítalo Rípoli.

8-      Como começou a sua fama de retranqueiro?

MB - Quando passei a ser treinador, a maioria dos jogadores jogavam comigo e eramos amigos e tínhamos os mesmos problemas de salário baixo. Fizemos um pacto que seria muito importante para nossas carreiras e aumentaríamos nossos salários se não perdêssemos jogos. Então, todos atacavam e voltavam para fazer uma marcação mais fechada, não permitindo que o adversário tivesse a posse de bola. Igual ao que assistimos hoje em dia, quem detém a posse de bola não permite que o outro time jogue. Isso deu certo, todos nós aparecemos muito, ficamos conhecidos e todos ganhamos com isso, principalmente o Juventus, que passou a vender jogadores para grandes clubes e para o exterior.

       9-Alguma injustiça na carreira de treinador?

MB - Montei duas equipes campeãs e deixei de treina-las por capricho de seus presidentes, pois quando sai das duas, elas estavam em primeiro lugar nos campeonatos em que disputávamos. O Corinthians em 76 e o Guarani em 78.

         10-Alguma mágoa em relação ao Juventus ?

           MB - De jeito nenhum, só lamento as oportunidades que o Clube não soube aproveitar.

            11-O que você não faria de novo ?

           MB- Tudo que fiz, fiz com prazer, dediquei minha vida ao futebol em uma época que jogávamos com amigos e o que não faria novamente,  era jogar como beque-central,  e sim, como atacante (risos).

             12- Torce para que time ?

           MB-  Sou Juventino, dediquei 17 anos ao clube e isso  conta demais.

             13-Como vê a situação do Juventus jogando os últimos 3 anos na série A3?

            MB - Vejo com muita tristeza. Depois que assisti o Clube passar a sua administração de futebol para empresas (Planinvesti, Euroexport), não acompanhei mais.

             14-Há quanto tempo você não visita a Rua Javari?

            MB - Estive lá há 5 anos. Moro em Piracicaba e talvez seja por isso que os convites não apareçam com mais frequência.

             15-Achou justa a convocação do Felipão para a Seleção Brasileira ?

            MB-  A Seleção não é mais Brasileira a muito tempo, passou a ser o Time da empresa CBF LTDA. A responsabilidade de não perder mais uma copa no Brasil exigiu que fossem juntadas as partes mais experientes para que isso não ocorra em 2014.

Comentários