Minuto de Silêncio - Morreu Fidélis


Dia 28 do mês passado, faleceu Fidélis, o Touro sentado do Futebol.
Nascido em São José dos Campos e batizado José Maria Fidélis dos Santos, o ex-lateral tinha 68 anos e teve muito destaque nos anos 1960/1970.
Depois de não ter sequência como treinador, Fidélis fixou-se no subúrbio do Rio de Janeiro, trabalhando com escolinhas de jogadores. Mas, com condição financeira difícil, Fidélis acabou deixando o Rio de Janeiro e indo tratar-se em São José dos Campos, onde teve apoio de alguns dirigentes do São José.                                                                             
Campeão carioca, brasileiro e da intermediária Com o apelido de "Touro Sentado", Fidélis foi um dos melhores laterais direito do Brasil, conquistando títulos no Bangu-RJ e Vasco-RJ. Disputou a Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra e, no final de carreira, jogou no São José e entrou para a história do clube, sendo campeão da divisão intermediária de São Paulo (hoje A2). Também vestiu as camisas do ABC-RN e Operário-MS.
No Bangu, conquistou o lendário título carioca de 1966 e, no Vasco, foi campeão brasileiro em 1974.
Como jogador, Fidélis atuou por três temporadas no São José e, depois, como treinador, comandou o “Águia do Vale” nos anos de 1981, 1982 e 1984.

Foi técnico do Moleque Travesso
Apesar do bom início como treinador no São José, Fidélis não decolou na carreira. Mas comandou vários times como CSA-AL, Operário de Campo Grande-MS, Campo Grande-RJ, Juventus, Guaratinguetá, Cruzeiro e Guarani de Divinópolis-MG.

Comentários